Até o último dia em que você viver, haverá uma lista imensa de livros que podem ser lidos. Ler é uma delícia e têm clássicos que não podem passar despercebidos... nem não lidos! :P
Eu juro que não é brincadeira. O livro é um dos tem-que-ter de toda infância e aguça a busca pelos "porquês", que toda criança deveria ter. Se ficar desconfortável, por ser um livro infantil, leia para alguma criança da sua família. ;)
Um livro inocente, mas cheio de sabedoria. Um livro de criança e de velho. Li criança e li adulta. É mágico!
De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente. Para sentir o gostinho da filosofia e se apaixonar.
'A Ilíada' conta a história da guerra entre gregos e troianos: o amor entre Helena e Páris, o combate mortal entre Aquiles e Heitor, o Cavalo de Tróia... 'A Odisséia' descreve a perigosa viagem de Ulisses de volta para casa: sua luta contra o ciclope Polifemo, as terríveis Sereias, o pavoroso monstro Cila... Quem lembra de Brad Pitt em Tróia? <3
Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, o livro de Jorge Amado teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Trata-se de um documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.
A Divina Comédia é uma das obras poéticas fundamentais da literatura mundial. Sério. Acompanhado por Virgílio - autor de "Eneida" - o poeta percorre o Inferno, o Purgatório e o Paraíso, em busca de Beatriz. Esse amava.
Por que milhões de pessoas acreditam em Deus? Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? De perguntas assim surgiu 'A Viagem de Théo', um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras. É "O Mundo de Sofia" das religiões.
A 'Hora da Estrela' é um romance sobre o desamparo a que, apesar da linguagem, todos estamos entregues.
O rei Duncan da Escócia é assassinado por um dos seus súditos, “Macbeth”, que se eleva ao trono apoiado nas profecias de três irmãs bruxas. Influenciado pela esposa, Lady Macbeth, o protagonista dá livre curso à sua ambição, mas paga um alto preço por isso. O que faz de “Macbeth” uma obra sombria e inquietante é, ao mesmo tempo, o que lhe imprime vigor e fascinação: o tratamento dramático do mal, do tipo de mal que nasce da ânsia de poder.
Que herói esse tal de Don Quixote! Um herói às avessas: apesar de ter uma alma boa e nobre, seu idealismo beira a loucura. Lembra muito as lutas que todos nós enfrentamos na vida.
Divertido e questionador. Você fica o tempo todo refletindo sobre o certo e o errado. Narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos.
É difícil pra caramba de entender? É! Mas é brilhante! Todo escrito em sonetos decassílabos. Além disso, relata, de forma poética e linda, a viagem de Vasco da Gama às Indias.
"O Príncipe" é um livro para matar a inocência. O mundo, até então preto e branco, fica cinza após lê-lo. É o berço da inteligência política.
Por Isadora Massena